Blog da Amicatek

6 Dicas do Google para SEO de Ecommerce

seo de ecommerce

O Google publicou um novo vídeo oferecendo seis dicas sobre como tornar sites de comércio eletrônico qualificados para apresentações especiais nos resultados de pesquisa. Confira essas dicas de SEO de Ecommerce.

O Google publicou um novo vídeo oferecendo seis dicas sobre como tornar sites de comércio eletrônico qualificados para apresentações especiais nos resultados de pesquisa.

O vídeo destaca de início três elementos-chave que ajudam as páginas de produtos de comércio eletrônico a se destacarem:

  • As imagens ajudam os visitantes do site a entender os produtos
  • As classificações por estrelas aumentam a confiança
  • O preço e a disponibilidade ajudam os compradores a escolher entre os vendedores

Alguns desses elementos dependem de dados estruturados do produto para torná-los qualificados para listagens avançadas, enquanto outros exigem a participação no feed do Google Merchant Center.

Marcações de Título (H1, H2, etc)

Kent fala sobre os links de título, aqueles links mostrados nas páginas de resultados do mecanismo de busca (SERPs) que são gerados a partir das marcações de título da página da web.

Ele explica que se o elemento título não descreve adequadamente sobre o que é a página, o Google a reescreve, usando o conteúdo do título na parte superior da página ou até mesmo o texto âncora dos links para a página.

Ele também aconselha a tomar cuidado extra com as tags de título de produto automatizadas para garantir que não haja conteúdo duplicado ou informações ausentes.

“Um bom link de título pode ajudar muito os usuários a entender sua oferta, trazendo tráfego de qualidade para seu site. …Links de título de baixa qualidade podem prejudicar a impressão que os usuários têm do seu site.”

Alan adverte contra o uso de tags de título geradas dinamicamente para adicionar dados de disponibilidade ou preço à tag de título porque há um atraso entre quando a tag de título é atualizada e quando o Google eventualmente mostra o link de título atualizado nas SERPs. A essa altura, as informações podem estar desatualizadas.

Ele recomenda usar o Search Console para verificar novamente a aparência dos títulos quando exibidas nos resultados da pesquisa.

Use imagens de alta qualidade

Imagens de alta qualidade são uma consideração da experiência do usuário, pois ajudam os clientes em potencial a se decidirem sobre um produto.

“Observamos que os usuários geralmente respondem bem a imagens de alta qualidade e recomendamos que as imagens principais tenham pelo menos 1.200 pixels de largura.”

Ele recomenda auditar o site para imagens de baixa qualidade e substituí-las por fotos de qualidade superior.

Kent também aconselhou verificar os metadados do Max Image Preview porque orienta o Google sobre como mostrar essas imagens nos SERPs.

Por fim, ele incentiva o uso de dados estruturados de produtos para ajudar o Google a identificar as imagens corretas a serem exibidas nos resultados da pesquisa.

Muitas empresas consideram coisas como imagens em termos de como elas podem ajudar sua página da Web a ter uma classificação melhor nos resultados de pesquisa.

Mas é mais produtivo considerar imagens de produtos em termos de como elas ajudam os usuários a decidir comprar um produto.

Isso significa que, se houver uma dúvida sobre o tamanho do produto, pode fazer sentido justapor o produto com um objeto cotidiano aproximadamente do mesmo tamanho.

Diferentes ângulos podem ser úteis, assim como mostrar como são as roupas em um modelo, como os móveis podem parecer em uma sala ou como a cerca pode parecer atraente em um quintal.

Use dados estruturados de Produto

Os dados estruturados ajudam o Google a entender melhor as páginas da web e as qualificam para serem exibidas como rich results, o que ele chamou de “tratamentos especiais de apresentação” nos resultados da pesquisa.

A seguir estão os elementos essenciais para que os dados estruturados do produto incluam:

  • Título do produto
  • Descrição
  • Imagens
  • Classificações
  • Preço
  • Disponibilidade

Verifique as diretrizes de dados estruturados de produtos do Google para ver quais propriedades são obrigatórias e quais são opcionais. As diretrizes de dados estruturados mudam constantemente, o que pode fazer com que uma página de produto perca sua listagem aprimorada nos resultados de pesquisa quando os dados estruturados não estiverem mais em conformidade com os requisitos do Google.

Para solucionar problemas, use a ferramenta de indexação de URL do Search Console para verificar se a página está indexada e, em seguida, use a ferramenta de teste de pesquisa aprimorada para ver se há algum erro de dados estruturados.

Informe ao Google o Preço do Produto

Compartilhar informações de preços com o Google pode tornar a página do produto qualificada para uma apresentação especial de redução de preço nos resultados da pesquisa, o que pode chamar a atenção para isso.

Aparecer nos resultados da pesquisa com uma apresentação especial de queda de preço não é garantido.

Para tornar uma página qualificada para pesquisas aprimoradas de redução de preço, você deve incluir a propriedade Oferta nos dados estruturados do produto que é um ponto de preço específico e não uma faixa de preço.

Identifique os produtos que você oferece

Esta dica aconselha o uso de identificadores de produtos precisos, como identificadores de GTIN, usando uma combinação de feed do Google Merchant Center e dados estruturados de produtos.

Seguir esse conselho pode tornar um produto elegível para listagens, como os carrosséis de produtos.

Crie um perfil de negócio

Por fim, Kent recomenda a criação de um perfil comercial do Google se a empresa tiver presença física.

“Isso pode ser feito através do Google Business Profile Manager.”

Seguir essa dica torna um site elegível para uma listagem especial junto com os resultados da pesquisa.

Esse tipo de listagem está disponível apenas para empresas com presença em loja física ou área de serviço coberta.

Você pode assistir o vídeo na íntegra:

Este artigo te ajudou? Faça uma avaliação usando as Estrelas
Fellipe Soares

Fellipe Soares

Bacharel em Sistemas da Informação, trabalha há mais de 10 anos com WordPress na criação de soluções para empresas e profissionais liberais.

Inscreva-se para receber novidades

Tenha em primeira mão conteúdos especiais sobre WordPress

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Saiba mais sobre

Receba mais notícias como essa sobre Marketing através da nossa Newsletter

Notícias sobre Segurança, Marketing, Performance e Negócios sempre relacionadas ao WordPress todas as segundas-feiras, para você começar bem a semana.