Blog da Amicatek

Qual a taxa de rejeição ideal para um website?

A taxa de rejeição é a porcentagem de visitantes que chegam ao seu site e saem sem interagir com ele. Uma taxa de rejeição alta não significa necessariamente que o seu site é ruim, mas pode indicar que algo está errado e precisa ser corrigido.

Existem muitas maneiras de diminuir a taxa de rejeição do seu site, e neste artigo vamos abordar algumas delas.

O que é taxa de rejeição?

A taxa de rejeição é uma métrica que mede a porcentagem de visitantes que abandonam um site após visualizar apenas uma página. A taxa de rejeição é calculada dividindo-se o número de visitantes que abandonaram o site após visualizar a página inicial pelo número total de visitantes do site.

Ela é considerada um indicador importante da qualidade do conteúdo e da experiência do usuário em um site. Uma taxa de rejeição alta pode indicar que o conteúdo do site não está atendendo às necessidades dos visitantes ou que a experiência do usuário está sendo prejudicada por problemas técnicos, como lentidão na carregamento das páginas.

Embora seja um indicador importante, é importante lembrar que ela não fornece informações sobre as razões pelas quais os visitantes estão abandonando o site. Para obter essas informações, é necessário realizar um diagnóstico mais detalhado, analisando as métricas de tráfego e as fontes de tráfego para o site.

Quais os fatores que influenciam a taxa de rejeição do site?

A taxa de rejeição do site é afetada por diversos fatores, como a qualidade do conteúdo, a usabilidade do site, a velocidade de carregamento das páginas e o design. Além disso, outros fatores externos também podem influenciar a taxa de rejeição, como a popularidade do site e a concorrência na internet.

Qual a taxa de rejeição ideal para um website?

A taxa de rejeição ideal depende do tipo de site e do objetivo do site. Uma loja virtual, por exemplo, terá uma taxa de rejeição mais alta do que um site institucional, pois os visitantes estão à procura de produtos e podem abandonar o site se não encontrarem o que estão procurando. Já um site institucional visa apenas fornecer informações e, portanto, pode tolerar uma taxa de rejeição mais alta.

Para exemplificar melhor essa análise, fizemos um estudo tomando por base alguns de nossos clientes, que tem sites dos mais variados tipos e quantidades de acessos.

Análise De Taxa De Rejeição
Análise da Taxa de Rejeição baseada nos clientes da Amicatek

Como podemos analisar no gráfico acima, para Ecommerces, onde a taxa de rejeição é extremamente importante, o valor é bem abaixo e figura próximo de 38% (a melhor taxa foi de 25%). Já nos sites institucionais e blogs ela é bem mais alta (uma média de 81%). Essa taxa costuma ser elevada em sites com muitas publicações e páginas, porque nem todas costumam performar bem.

Para que você possa ter uma média considere uma métrica já mencionada pelo Google para taxa de rejeição ideal dependendo do tipo de conteúdo que é exibido no site:

  • Sites institucionais: 70-90%
  • Blogs: 70-98%
  • Sites de geração de leads: 30-50%
  • Ecommerce: 20-40%

É importante se manter alerta para alguns possíveis problemas. Uma taxa de rejeição acima de 90% significa que algo pode estar quebrado nas métricas ou até mesmo no site. O mesmo com uma taxa de rejeição abaixo de 20%. Parece ser um bom resultado, mas é importante desconfiar e checar diversas vezes se a ferramenta que você está utilizando está aferindo corretamente.

Como diminuir a taxa de rejeição do meu website?

Podemos categorizar os problemas de rejeição no site em duas categorias: Problemas técnicos e problemas de experiência do usuário.

Em relação aos problemas técnicos, uma das principais razões pelas quais os visitantes rejeitam um site é porque a página demora muito para carregar.

Se o seu site está demorando mais do que alguns segundos para carregar, é hora de fazer algumas mudanças.

  • Otimize as imagens de sua página;
  • Atrase conteúdos não necessários para o carregamento;
  • Utilize uma CDN para acelerar a visualização da página;
  • Diminua a quantidade de scripts executados na tela;

Já na área de experiência de usuário, é necessário investir em ações que garantam que o conteúdo que o visitante do site está buscando é o que ele procura. E além disso, oferecer opções para que ele possa se manter no site depois que atingiu o objetivo que ele gostaria.

Algumas ações que podem fazer o visitante permanecer mais tempo no seu site:

  • Oferecer publicações recomendadas baseadas na leitura atual do visitante;
  • Utilizar “breadcumbs” para que o visitante conheça mais publicações daquela categoria;
  • Em artigos, ofereça um guia de navegação para que ele possa encontrar mais facilmente o que ele está buscando;
  • Utilize de mídias ricas em informação como Vídeos e Infográficos que aumentam o tempo de permanência na página;

Como analisar a taxa de rejeição?

Para analisar a taxa de rejeição do seu site, você precisa rastrear as fontes de tráfego do seu site e, em seguida, verificar o número de visitantes que chegam ao seu site por cada fonte. Você também precisa verificar o número de visitantes que abandonam o seu site logo após a chegada. Atualmente existem muitas ferramentas que atendem esta proposta.

Aqui na Amicatek damos preferência para o Web Analytics utilizando o Plausible. Por ele ter uma interface amigável conseguimos obter insights poderosos com poucos cliques.

Plausible Web Analytics
Plausible fornece relatórios rápidos e insights amigáveis ao dono do Website

Para clientes que fazem uso de tráfego pago e precisam monitorar o valor das conversões, também configuramos o Google Analytics 4, que oferece bastante detalhamento e facilidade no cruzamento de informações com o Google Ads, por exemplo.

Conclusão

A taxa de rejeição é um indicador importante para avaliar a qualidade da experiência do usuário em seu website. Quanto menor for a taxa de rejeição, melhor será a experiência do usuário e mais satisfeitos eles ficarão. Por isso, é importante analisar os fatores que influenciam a taxa de rejeição do seu site e tomar medidas para diminuir este índice. Se precisar de ajuda para melhorar a experiência do usuário em seu site consulte nosso time de especialistas da Amicatek!

Este artigo te ajudou? Faça uma avaliação usando as Estrelas
Fellipe Soares

Fellipe Soares

Bacharel em Sistemas da Informação, trabalha há mais de 10 anos com WordPress na criação de soluções para empresas e profissionais liberais.

Inscreva-se para receber novidades

Tenha em primeira mão conteúdos especiais sobre WordPress

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Saiba mais sobre

Receba mais notícias como essa sobre Marketing através da nossa Newsletter

Notícias sobre Segurança, Marketing, Performance e Negócios sempre relacionadas ao WordPress todas as segundas-feiras, para você começar bem a semana.