Blog da Amicatek

Como evitar problemas na Black Friday (5 dicas para donos de Ecommerce)

A Black Friday é um dos eventos mais importantes para o comércio eletrônico, pois é nessa data que as lojas físicas e virtuais oferecem grandes descontos em seus produtos. No entanto, esse dia também pode trazer alguns problemas para os donos de ecommerce, como aumento do tráfego no site, falta de estoque e até mesmo problemas na logística.

Para evitar esses problemas, é importante se preparar para a Black Friday com antecedência. Neste artigo, daremos algumas dicas para os donos de lojas virtuais se prepararem para o evento.

Dica 1: Antecipe o seu planejamento

Não deixe para a última hora o seu planejamento para a Black Friday. Isso pode causar problemas e até mesmo impedir que você consiga aproveitar ao máximo as promoções. Pesquise, analise e estabeleça uma estratégia para essa data com antecedência, de forma que você esteja seguro e possa focar na venda.

Dica 2: Prepare o seu site para o aumento do tráfego

Uma das principais preocupações é o fato de que o site possa ficar sobrecarregado e inacessível no meio da Black Friday. Afinal, ninguém quer perder vendas por conta de um problema técnico. Por isso, separamos algumas dicas para te ajudar a preparar o seu site para o grande dia:

Verifique se o seu servidor está preparado para suportar o aumento do tráfego.

É importante que você faça uma avaliação do seu sistema e certifique-se de que ele está robusto o suficiente para lidar com um pico de tráfego. Caso contrário, você pode acabar sofrendo com lentidão na exibição das páginas do site ou até mesmo com alguns erros.

Utilize cache nas suas páginas web

O cache é uma forma de armazenar temporariamente os dados em um computador, permitindo que as informações sejam carregadas mais rapidamente quando forem requisitadas novamente. Isso significa que você pode diminuir consideravelmente o tempo de carregamento das suas páginas utilizando cache.

Implemente um sistema CDN (Content Delivery Network)

Um CDN é uma rede distribuída de servidores que armazenam cópias dos seus conteúdos em diversos locais geográficos. Isso permite que os usuáriões acessem os conteúdos do seu site de forma mais rápida, pois eles serão entregues pelo servidor mais próximo deles.

Dica 3: Tenha um bom estoque de produtos

Ninguém gosta de ficar sem o produto que quer, não é mesmo? Por isso, um dos segredos para fazer sua Black Friday ter sucesso é ter um bom estoque de produtos. Para isso, é importante monitorar o movimento de vendas nos dias anteriores à Black Friday e aumentar o estoque de acordo.

Além disso, é importante separar os produtos que serão ofertados na Black Friday e colocá-los em um lugar onde seja fácil separá-los para enviá-los aos clientes. Isso evitará atrasos e erros na hora da entrega.

Por fim, tenha cuidado com os produtos que você oferece na Black Friday. Ofertar produtos em promoção é uma ótima estratégia, mas você não quer acabar com produtos que não sejam mais vendidos, certo? Portanto, analise bem os produtos que serão ofertados e escolha aqueles que realmente têm potencial de venda. Assim, você evita problemas no futuro e aumenta as chances de sucesso da sua Black Friday.

Dica 4: Ofereça opções de entrega rápida e flexível

A Black Friday é o dia de maior movimento para lojas online, e isso significa que muitos clientes esperam por entregas rápidas e flexíveis. Oferecer opções de entrega rápida e flexível é a melhor maneira de evitar problemas e atender às expectativas dos clientes.

As lojas online devem oferecer aos seus clientes opções de entrega rápida, como o envio em 24 horas, e também opções de entrega flexível, como o envio em um dia específico da semana ou em qualquer dia da semana. Essas opções garantirão que os clientes recebam seus produtos dentro do prazo e também evitarão problemas com a logística.

Dica 5: Fique atento às suas redes sociais

É importante ficar atento às redes sociais. Isso porque as redes sociais são um dos principais canais de comunicação entre as empresas e seus clientes, e elas podem se tornar um problema se não forem bem gerenciadas.

A primeira dica é: crie um plano de postagens para as redes sociais. Isso irá garantir que você saiba exatamente o que vai postar e quando vai postar, evitando assim que suas redes sociais fiquem “silenciosas” durante a Black Friday.

Além disso, monitorar as redes sociais durante esse período é fundamental. Afinal, qualquer problema que surgir pode ser rapidamente identificado e solucionado se você estiver atento às suas redes sociais. Por isso, designe alguém da equipe para ficar responsável pelo monitoramento das redes sociais durante a Black Friday.

Por último, mas não menos importante: esteja sempre disponível para atender às solicitações dos clientes nas redes sociais. Responder rapidamente às dúvidas dos clientes pode ser crucial para converter uma venda – principalmente na Black Friday, quando as pessoas estão buscando por ofertas rápidas antes que elas acabem.

Conclusão

Vender na Black Friday pode ser uma ótima oportunidade para os donos de lojas virtuais, mas é importante estar preparado para lidar com um aumento no tráfego e para atender às demandas dos clientes. Fique atento às nossas dicas e entre em contato conosco se precisar de ajuda técnica ou consultoria para sua loja virtual.

Se estiver buscando mais dicas, a Ecommerce Brasil escreveu um bom artigo sobre como preparar o seu ecommerce para a Black Friday.

Este artigo te ajudou? Faça uma avaliação usando as Estrelas
Fellipe Soares

Fellipe Soares

Bacharel em Sistemas da Informação, trabalha há mais de 10 anos com WordPress na criação de soluções para empresas e profissionais liberais.

Inscreva-se para receber novidades

Tenha em primeira mão conteúdos especiais sobre WordPress

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Saiba mais sobre

Receba mais notícias como essa sobre Negócios através da nossa Newsletter

Notícias sobre Segurança, Marketing, Performance e Negócios sempre relacionadas ao WordPress todas as segundas-feiras, para você começar bem a semana.