Muitas empresas durante o período da pandemia de COVID-19 começaram a operacionalizar as suas vendas através da internet utilizando lojas virtuais. Muita coisa muda quando uma empresa faz a migração do negócio físico para o digital, mas algumas delas não mudam, como as formas de pagamento.
Seja no mercado digital ou no mercado físico, compradores do mundo todo utilizam de algumas opções para pagamento de seus produtos e serviços: Cartão de Crédito, Débito Online, além do Boleto Bancário, que é extramente difundido em território nacional.
Mas um meio de pagamento especial caiu nas graças do brasileiro: O PIX.
O que é o PIX?
Pix é um serviço de pagamento on-line que permite aos usuários transferir fundos entre contas bancárias e carteiras de pagamento sem compartilhar informações bancárias. Além da questão da privacidade, os usuários do PIX não precisam pagar taxas nas operações utilizando este serviço. Ou seja: É bom para o comprador e também para o vendedor.
Como utilizar o PIX no WooCommerce?
Existem duas maneiras de utilizar o PIX no WooCommerce: Através de Gateways de pagamento já conhecidos e com a opção de pagamento em PIX, como o MercadoPago e Pagar.me. Entretanto desta maneira é comum as operadoras cobrarem taxas para o gerenciamento dessas operações.
A outra opção são plugins que fazem a operação acontecer diretamente entre o comprador e o vendedor, como é o caso dos plugins PIX por Piggly e PIX para WooCommerce da InCuca Tech.