Blog da Amicatek

Os 3 Temas mais rápidos do WordPress em 2022

Se você precisa construir um site WordPress uma das coisas que você precisa se preocupar é com a Performance. Um tempo de carregamento grande pode impactar diretamente as métricas de Core Web Vitals e fazer os visitantes saírem do site. Aqui está um seleção com os temas mais rápidos do WordPress atualmente.

Existem muitas causas para sites lentos no WordPress. Quando você cria um site WordPress com um tema pesado e cheio de recursos automaticamente está prejudicando a performance em troca de funcionalidades que talvez você nem esteja utilizando.

Nesta publicação você vai ver três temas selecionados que, de acordo com a análise do Pingdom, são os temas mais rápidos do WordPress atualmente.

Como um tema WordPress pode influenciar na performance?

Escolher um tema é uma decisão difícil na hora de criar o seu site WordPress. A primeira coisa que é avaliada é o design e em segundo lugar as funcionalidades disponíveis. Mas antes de tudo isso, seu site precisa de uma coisa principa: Ele precisa ser rápido.

Dados mostram que 47% dos visitantes esperam no máximo dois segundos para o site carregar. E 40% deixam o site se o carregamento demorar mais de três segundos. E tem mais: Um site com carregamento lento pode prejudicar diretamente o ranqueamento no Google e demais buscadores.

Temas Mais Rapidos Wordpress
Construir um tema pensando em performance deve ser prioridade

Existem muitos recursos que podem ser configurados para otimizar a performance do site WordPress, como gerenciamento de cache e otimização de imagens. Mas uma das maneiras mais eficazes é selecionar um dos temas mais rápidos disponíveis para o WordPress.

Os temas WordPress normalmente incluem elementos como gráficos, CSS, Javascript, entre outras coisas. Todos eles ocupam espaço no servidor. Sites muito rebuscados costumam ter muitos desses recursos, enquanto temas mais rápidos tem poucos deles.

Para avaliar a velocidade do seu site, você pode utilizar ferramentas como o PageSpeed Insights ou o Pingdom.

3 temais mais rápidos do WordPress para seu site

Agora que você entende a necessidade de ter um site super rápido, vamos dar uma olhada pelos temas mais rápidos do WordPress disponíveis no diretório de temas. Lembre-se que essa avaliação depende muito de como você está utilizando o site, como as imagens e quantidade de plugins instalados. Então faça você também uma análise da performance.

1. Twenty Twenty-Two

Temas Mais Rápidos - Twenty Twenty-Two
Tema Twenty Twenty-Two foi lançado junto com a nova versão do WordPress

O tema Twenty Twenty-Two foi lançado na última versão major do WordPress ainda neste ano. É um dos primeiros temas que suportam edição por blocos e tem suporte ao FSE (Full Site Editing).

O ponto forte do tema é a leveza e as funcionalidades focadas no Design e Estilização. Além disso, como é um tema baseado em blocos, a edição via FSE é bem simples de ser feita.

Entretanto, não é uma boa solução quando sua alternativa é utilizar um contrutor de páginas com o Elementor.

Pontos fortes do Twenty Twenty-Two:

  • Tema baseado em Blocos
  • Suporte ao FSE
  • Design clássico
  • Customizável via “Global Styles”

Velocidade e Performance do Twenty Twenty-Two:

  • Nota Pingdom: 97
  • Tamanho da página: 504.90 KB
  • Tempo de carregamento: 730ms
  • Requisições: 8

Preço: O tema Twenty Twenty-Two é totalmente gratuito.

2. Astra

Temas Mais Rapidos - Astra
Tema Astra é um dos mais baixados

O Astra é um dos temas mais usados no WordPress. Com mais de um milhão de ativações, muitos sites atualmente usam este Design.

O tema Astra é leve e muito customizável. O código foi desenvolvido considerando as boas práticas de desenvolvimento do WordPress.

Pontos fortes do Astra:

  • Tema leve
  • Mais de 180 templates disponíveis

Velocidade e Performance do Astra:

  • Nota Pingdom: 98
  • Tamanho da página: 51.10 KB
  • Tempo de carregamento: 531ms
  • Requisições: 6

Preço: O tema Astra é gratuito, mas dispõe de uma versão paga com mais funcionalidades. Os valores começam em 49 dólares por ano.

3. GeneratePress

Temas Mais Rapidos - Generatepress
GerenatePress é um dos temas com melhores avaliações

O tema GeneratePress é um dos mais recomendados do diretório de temas do WordPress. A facilidade de criar o Design é um grande atraente, visto que ele também suporta o gerenciamento em blocos através de um plugin próprio.

É um ótimo plugin para quem está iniciando nos trabalhos como criador de sites (webdesigner).

Pontos fortes do GeneratePress:

  • Muitos templates iniciais disponíveis
  • Integração com a maioria dos plugins mais usados (até construtores de página)
  • Plugin exclusivo para criação de páginas com blocos

Velocidade e Performance do GeneratePress:

  • Nota Pingdom: 98
  • Tamanho da página: 38.80 KB
  • Tempo de carregamento: 559ms
  • Requisições: 6

Preço: O tema GeneratePress é gratuito, mas dispõe de uma versão paga com mais funcionalidades. Os valores começam em 59 dólares por ano.

Conclusão

Uma tema rápido para o WordPress precisa ser um fator decisivo na escolha juntamente com o design e as funcionalidades que você precisa no seu site WordPress.

Unir um bonito design com uma página de carregamento rápido fará que você alcance seus objetivos de conversão além de fazer com que os seus visitantes permaneçam mais tempo no seu site.

Se você tem dúvidas sobre qual tema utilizar na criação do seu site, pode usar a seção de comentários aqui embaixo para conversarmos.

Imagem de Capa por Lukas Blazek

Este artigo te ajudou? Faça uma avaliação usando as Estrelas
Fellipe Soares

Fellipe Soares

Bacharel em Sistemas da Informação, trabalha há mais de 10 anos com WordPress na criação de soluções para empresas e profissionais liberais.

Inscreva-se para receber novidades

Tenha em primeira mão conteúdos especiais sobre WordPress

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Saiba mais sobre

Receba mais notícias como essa sobre Performance através da nossa Newsletter

Notícias sobre Segurança, Marketing, Performance e Negócios sempre relacionadas ao WordPress todas as segundas-feiras, para você começar bem a semana.