Blog da Amicatek

6 coisas que deixam um site WordPress lento

O WordPress é o gerenciador de conteúdo mais usado na internet. Cerca de 40% de toda a internet utiliza o CMS como a principal ferramenta para gerenciar suas páginas e publicações. Mas o que torna ele muito usado? Talvez seja a capacidade de adicionar recursos extras de acordo com a necessidade. É o que chamamos de plugins. E sabe de uma coisa? Eles podem estar deixando seu site WordPress lento.

Os plugins, assim como a grande parte de recursos do WordPress, se tornaram “mão na roda” quando precisamos que o site desempenhe um papel “fora do comum”. No entanto, podem gerar problemas em um ponto cada vez mais observado hoje em dia: A velocidade de carregamento do site.

Pensando nisso, trouxe uma lista com 6 coisas que deixam um site WordPress lento.

Antes de falarmos do problema, vale a pena entendermos porquê ter um site WordPress lento pode ser um problema.

Um site WordPress lento é um problemão

Ninguém tem um site apenas por ter. Toda página na internet é fruto de um desejo daquele profissional ou empresa de conseguir algo. Seja uma venda, um contato, apresentar um produto novo para um determinado público alvo… As possibilidades são muitas e variam até mesmo dentro do próprio negócio.

Então, para que se tenha sucesso, é necessário que haja conversão.

O tempo de carregamento do site atualmente é um dos grandes fatores que prejudicam a conversão em páginas na internet.

De acordo com John Mu, atualmente Search Advocate no Google, um site precisa ser rápido no carregamento para seus usuários. O objetivo precisa ser dois a três segundos.

John Mu responde no Twitter sobre carregamento de páginas em sites

Se o seu site demora mais de dois segundos para carregar isto já é um ponto de atenção. Se ele leva mais de seis segundos já é um grande problema, porque com certeza está afetando as suas conversões.

Como verificar se meu site está lento?

A maneira mais prática de verificar se um site ou uma página está lenta é fazendo o teste você mesmo. Utilizando uma aba anônima do navegador é possível ter uma noção semelhante de experiência que os visitantes terão ao acessar o seu site.

Entretanto existem ferramentas que podem nos ajudar na aferição dessas métricas com extrema precisão e riqueza de detalhes, inclusive indicando aonde pode estar o motivo do site estar lento.

Google PageSpeed Insights

O PageSpeed Insights é a ferramenta oficial do Google para avaliar a performance de uma página a partir da métrica dos Core Web Vitals (Padrões Vitais da Web). Nela conseguimos ter uma noção real do que impacta o carregamento do site.

Site Wordpress Lento Pagespeed Insights
Relatório do PageSpeed Insights avalia o tempo de carregamento de uma página do site

Através dela temos um relatório completo de cada aspecto da página como o tempo de carregamento, o quanto os elementos se movimentam durante o carregamento, os recursos e scripts que são executados externamente, entre outros.

As principais métricas são:

  • FCP: Mede o tempo necessário para renderizar o primeiro conteúdo da tela (ou a primeira dobra, como costumamos falar)
  • LCP: O tempo de carregamento do maior elemento da página
  • TBT: Tempo total de bloqueio. É o tempo que o site fica aguardando algum carregamento externo
  • CLS: Tempo acumulado de mudanças que acontecem nos elementos durante o carregamento da página.

A nota total, que varia de 0 a 100, é uma média desses elementos considerando os mais críticos. Então é importante alcançar bons resultados em cada um dos aspectos do Core Web Vitals para garantir que o site tem boa performance no carregamento da página.

GTMetrix

O GTMetrix é bastante utilizado pelos profissionais da área como uma forma de medir o tempo de carregamento da página. Ele apresenta os resultados baseado em notas, que variam de muito bom (“A”) até muito ruim (“F”).

Site Wordpress Lento Gtmetrix
O GTMetrix é uma outra ótima ferramenta para fazer análise de performance do site

O ponto forte do GTMetrix é a análise detalhada de cada recurso utilizado no site. Assim como o PageSpeed Insights, utiliza os recursos do LightHouse para avaliação da performance.

Diferente do PageSpeed Insights o GTMetrix não apresenta uma métrica específica para a versão mobile do site, mas oferece opções para gerar um teste variando o local de origem da requisitação (você pode executar o teste como se fosse um visitante brasileiro, por exemplo) e também de acordo com a qualidade da internet.

Outro grande recurso do GTMetrix é possibilidade de visualizar o modelo Waterfall (“Cascata” em português). Nesta forma de visualização é possível entender em quais momentos do carregamento dos recursos que alimentam a página o site pode estar tendo um bloqueio. É importante para acertar os pontos de melhoria.

Gtmetrix Waterfall
Avaliação Waterfall no GTMetrix

Site lento: Como resolver?

Agora que você entendeu como verificar os pontos chave que provocam a lentidão no seu site precisamos aplicar soluções que podem minimizar os impactos causados por eles. A maioria dos problemas são facilmente resolvidos através da instalação e configuração de bons plugins, mas alguns são práticas que precisam ser melhor executadas para que se tenha bons resultados.

Na sequência apresento alguns plugin para acelerar site WordPress:

Configurar o Cache do site WordPress

O cache é uma cópia do seu site de fácil acesso para que o seu servidor não tenha que carregar a página inteiramente para cada visitante novo no seu site. Além de oferecer uma boa solução para a melhoria no tempo de carregamento da página (principalmente em site WordPress pesado) para os visitantes do site também é uma ótima gestão de economia de recursos do servidor.

Os melhores plugins de cache para WordPress

WP Rocket

De longe atualmente é o melhor plugin para gerenciamento do cache em sites WordPress. Isso eu pude comprovar fazendo um comparativo nas instalações dos meus clientes, principalmente em sites WordPress com o Elementor lento. Aplicando corretamente as configurações é difícil não obter um resultado satisfatório com este plugin.

O único “contra” deste plugin é que só está disponível numa versão paga, o que pode encarecer alguns projetos sem muito orçamento. Mas vale completamente o investimento.

LiteSpeed Cache

Esse é o meu preferido quando se fala em projetos com pouco orçamento. O LiteSpeed Cache foi desenvolvido para voar em sites instalados em servidores com a tecnologia LiteSpeed. Ele também oferece muitos recursos de otimização, similar ao WP Rocket, mas em alguns sites é notável a ocorrência de alguns bugs que ainda não foram resolvidos. Mas os resultados são excelentes, principalmente em sites mais simples, como institucionais.

Melhorar o carregamento das imagens do site

As imagens são recursos indispensáveis no sites. É impossível fazer algo bonito sem elas (ainda). Mas o uso indevido das imagens no site pode acarretar um tempo de carregamento muito grande das imagens no site, o que causa um site WordPress lento para processar essas imagens.

Algumas ações que precisam ser verificadas antes de subir qualquer imagem no site:

Verifique o tamanho da imagem em peso e dimensão

É extramamente desnecessário utilizar uma imagem de 1920×1080 pixels de dimensão em um espaço de 300×300 pixels. Ao adicionar uma imagem no seu site, certifique-se carregar ela com as dimensões aproximadas com o tamanho que realmente irá utilizar.

Outro fator que precisa ter atenção é o tamanho da imagem em peso. Imagens com alta resolução não são necessárias em sites, que priorizam o carregamento mais rápido das páginas. Então não precisa ter a imagem em Full HD. Traga uma versão mais leve da imagem. Se preferir, adicione um link para o visitante ver a imagem com resolução total, caso seja necessário.

Alguns plugins podem ajudar neste processo de forma automática e mais transparente no WordPress. É o caso do Imagify e TinyPNG para o peso das imagens e o Smush para o redimensionamento.

Lazy Load nas Imagens (e nos vídeos!)

Em casos de imagens grandes que estão presentes em conteúdos abaixo da “primeira dobra” do site, o ideal é apenas iniciar o carregamento delas quando for necessário. Existe um recurso chamado “Lazy Load” que trabalha essa possibilidade. A maioria dos plugins de cache já tem esse recurso então experimente a funcionalidade em seu site WordPress lento.

Imagens em formato modernos (WebP)

O WebP é um formato mais atual e otimizado para o carregamento de imagens. Elas são otimizadas porque são formatos comprimidos das imagens reais, como se fossem um arquivo “.zip” que são descompactados no momento do carregamento da página.

A utilização das imagens WebP oferecem um ganho enorme de performance. Consulte a sua hospedagem sobre a possibilidade de utilizar este recurso. Alguns plugin já oferecem uma automação para a conversão do formato automaticamente, como o Imagify e o WebP Express.

Ter uma hospedagem boa de verdade

Quando recebo clientes que procuram serviços de otimização de Performance no WordPress é comum notar que a hospedagem utilizada foi escolhida pelo preço e não pelo resultado. Isso é um erro comum em administradores que não entendem bem o efeito que um site WordPress lento pode causar nas suas conversões e vendas.

Recebo casos de WordPress lento na Hostgator, Locaweb, KingHost… entre outras empresas grandes do setor. E geralmente pagando bem caro por um plano que não atende as expectativas.

Eu normalmente indico três hospedagens para meus clientes que desejam otimizar bastante a Performance do site:

Ambas são muitos boas e com suporte excelente, o que eu considero muito importante em empresas de hospedagem.

Perguntas Frequentes sobre site WordPress lento

Por que meu WordPress está lento?

Existem muitos fatores. O mais comuns são: Falta de otimização das imagens, ausência do recurso de cache nas páginas e uma hospedagem ruim.

Como deixar o site mais rápido?

Aplicar configurações de performance no site é o deal para melhorar o tempo de carregamento das páginas: Otimize as imagens, gere o cache do site, configure um CDN como Cloudflare e contrate uma boa hospedagem para seu site.

Se você precisa de ajuda para melhorar a performance do seu site WordPress, entre em contato e receba gratuitamente uma consultoria de performance. Nossos especialistas vão analisar o seu site e sugerir as medidas necessárias para melhorar a sua velocidade de carregamento.

Este artigo te ajudou? Faça uma avaliação usando as Estrelas
Fellipe Soares

Fellipe Soares

Bacharel em Sistemas da Informação, trabalha há mais de 10 anos com WordPress na criação de soluções para empresas e profissionais liberais.

Inscreva-se para receber novidades

Tenha em primeira mão conteúdos especiais sobre WordPress

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Saiba mais sobre

Receba mais notícias como essa sobre Performance através da nossa Newsletter

Notícias sobre Segurança, Marketing, Performance e Negócios sempre relacionadas ao WordPress todas as segundas-feiras, para você começar bem a semana.