Blog da Amicatek

Padrão WebP no WordPress (novidade da versão 6.0)

O suporte ao formato WebP no WordPress já existe desde a versão 5.8. Atualmente os usuários podem subir as imagens neste formato da mesma forma que fazem com os formatos mais usados como JPEG e PNG.

A proposta para a versão 6.0 do WordPress é realizar o processo de uma forma mais efetiva. De acordo com Adam Silverstein, em primeiro lugar as imagens WebP seriam geradas por padrão a partir de novos arquivos JPEG. Em segundo, este formato (WebP) seria usado por padrão também no conteúdo do site, assim como plugins como o Imagify e LiteSpeed Cache fazem.

Vantagens de usar imagens em WebP no WordPress

WebP é um formato moderno que suporta uma capacidade maior de compressão. Imagens normalmente consomem muito recurso dos websites devido ao tamanho, e usando o WebP os sites conseguem ser mais leves e ter um carregamento mais rápido. Comparado com o JPEG, as imagens WebP geradas pelo WordPress são em sua maioria menores, com um percentual de 30% de redução de tamanho em média (com a mesma qualidade).

Webp No Wordpress Pode Ser Nativo
WebP no WordPress pode ser nativo – Imagem: Carlos Muza

Usar imagens WebP no WordPress é benéfico porque são suportadas na maioria dos navegadores mais modernos e também por conta de bibliotecas que são usadas na maioria das instalações WordPress, com o Imagick e o GB. Com a nova funcionalidade prevista, os usuários podem continuar subindo suas imagens JPEG como fazem de costume e o WordPress executará “nos bastidores” a conversão do formato para WebP e a aplicação disso no website. Modificando a imagem de JPEG para WebP no WordPress haverá um grande aumento na performance.

Como funcionará o “WebP no WordPress por Padrão”?

Quando os usuários carregam imagens JPEG o WordPress agora criará versões WebP da imagem e seus redimensionamentos, além das outras dimensões que já são criadas com JPEG (mantendo o original). Ao carregar o site, o WordPress usará as versões WebP das imagens quando estiverem disponíveis.

O novo suporte para vários formatos na mídia principal foi projetado para ser flexível, permitindo que os desenvolvedores personalizem quais formatos de imagem gerar para um determinado formato de imagem original. O recurso é totalmente personalizável por meio de filtros, para que os desenvolvedores possam ajustar o comportamento tanto para a geração de imagens (por exemplo, gerando apenas redimensionamentos para JPEG ou WebP) quanto para a exibição de imagens.

Por fim, esse recurso é compatível com versões anteriores, estendendo o comportamento existente com tipos e dados adicionais. As imagens JPEG continuam sendo geradas normalmente e armazenadas da mesma forma que as versões anteriores.

Testando essa nova funcionalidade

Essa funcionalidade atualmente ainda está em fase de testes e já pode ser avaliada pelo público em geral. Você pode testar essa funcionalidade instalando o plugin Performance Lab e habilitar o módulo “WebP Uploads”.

Quando será lançando o WordPress 6.0?

A previsão de acordo com a equipe é que o lançamento seja em 24 de Maio de 2022.

Conclusão

Hoje existe uma demanda grande para esta necessidade, haja vista a quantidade de plugins que oferecem esse tipo de suporte na conversão de imagens para WebP no WordPress. Os usuários em geral do WordPress já tem a noção dos fatores impactantes de ter um site veloz e da necessidade de melhorar e otimizar a performance do WordPress.

Um recurso nativo no Core do WordPress representa a preocupação da equipe com essa necessidade e um grande salto para os sites que hoje já usam o WordPress e ainda não são otimizados.

Imagem de capa por Kolleen Gladden

Este artigo te ajudou? Faça uma avaliação usando as Estrelas
Fellipe Soares

Fellipe Soares

Bacharel em Sistemas da Informação, trabalha há mais de 10 anos com WordPress na criação de soluções para empresas e profissionais liberais.

Inscreva-se para receber novidades

Tenha em primeira mão conteúdos especiais sobre WordPress

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Saiba mais sobre

Receba mais notícias como essa sobre Performance através da nossa Newsletter

Notícias sobre Segurança, Marketing, Performance e Negócios sempre relacionadas ao WordPress todas as segundas-feiras, para você começar bem a semana.