Blog da Amicatek

Qual a importância do PageSpeed Insights?

O principal objetivo de um site é obter retorno para o negócio. Além da taxa de conversão, que é a principal métrica para entender se sua página está cumprindo a meta, uma outra avaliação que se tornou quase que “padrão” é o PageSpeed Insights.

Mas o que é o PageSpeed Insights?

O PageSpeed Insights é uma ferramenta desenvolvida pela equipe do Google para avaliar o desempenho de uma página na internet nos dispositivos móveis e computadores. Ao utiliza-la o usuário recebe um relatório com os problemas encontrados e formas de otimizar os pontos fracos do site.

O PageSpeed Insights avalia cada página de acordo com os Core Web Vitals, que são métricas criadas para avaliar a experiência do usuário com a página. Uma dessas métricas, por exemplo, é a quantidade de tempo que o usuário aguarda entre o momento em que ele solicita a abertura do site e a resposta do servidor. Assim é possível avaliar se o site está demorando muito ou não para ser exibido ao visitante.

Por que tempo de carregamento de site é importante?

É cada vez mais comum que os consumidores pesquisem produtos e serviços na internet antes de tomarem uma decisão de compra. Segundo uma pesquisa de 2020 da Nielsen, o brasileiro passa em média seis horas por semana online, e esse número só tende a aumentar.

Por isso, é cada vez mais importante que o site do seu negócio carregue rápido, pois um tempo de carregamento lento pode influenciar negativamente na decisão de compra do consumidor.

De acordo com uma pesquisa da Akamai, um segundo a mais de carregamento de um site pode resultar em uma queda de 40% nas vendas. Além disso, um estudo publicado pela Google mostra que os consumidores estão cada vez mais exigentes com relação ao tempo de carregamento dos sites, e metade deles abandonam um site que leva mais de três segundos para carregar.

Por isso, é importante que o seu site esteja otimizado para carregar rapidamente, pois um site lento pode prejudicar o seu negócio.

A pontuação do PageSpeed Insights

Pagespeed Insights Pontuação
Pontuação no PageSpeed Insights

Nesta consulta o usuário recebe uma nota que avalia o desempenho da página de acordo com as métricas de comparação. Essa nota recebe três cores de avaliação: Vermelho, amarelo e verde, e variam em número de 0 a 100, onde zero é muito ruim, ou seja, um site muito lento, e cem é praticamente perfeito.

Vermelho (Abaixo de 59): Significa que sua página não foi otimizada ou que ainda há muito trabalho a ser feito em otimização.

Amarelo (Entre 60-88): Uma classificação regular. O desempenho da página não está ruim, mas ainda existem pontos de melhoria que podem ser atingidos para alcançar um ótimo desempenho.

Verde (Acima de 89): Um resultado muito bom. Receber esta nota significa que sua página já consta com a maioria das boas práticas recomendadas pelo PageSpeed Insights para a melhor experiência do usuário.

É possível conseguir nota 100 no PageSpeed Insights?

Pagespeed Insights Avaliações
Avaliações no PageSpeed Insights do Google

Sim, é possível. Mas a pergunta que você deveria fazer é: Isso é realmente necessário?

Precisamos lembrar que, apesar do PageSpeed Insights ser uma ferramenta desenvolvida para avaliar o desempenho da página de acordo com a experiência dos usuários, a real efetividade da página não deve ser medida por ela “de olhos fechados”. O grande fator que indica se uma página realmente está performando bem é sua taxa de conversão.

Se o resultado de suas vendas ou captações está bom, não se preocupe. Continue com o bom trabalho. Já tive contato com pessoas donas de negócios digitais completamente obcecadas por alcançar uma nota acima de 90 na avaliação ao invés de investirem esse tempo de esforço na melhoria dos processos do negócio.

Como melhorar a pontuação no Pagespeed Insights?

Felizmente, existem maneiras de melhorar a pontuação do Pagespeed Insights e a velocidade de carregamento do seu site. No entanto, nem todos os métodos são igualmente eficazes para todos os sites. Isso significa que é importante identificar quais problemas estão afetando a velocidade do seu site e resolvê-los da forma mais eficaz possível.

Ajuste o tamanho das imagens

As imagens são um dos principais fatores que afetam a velocidade de carregamento do seu site. O tamanho das imagens influencia diretamente na velocidade de carregamento.

Quanto maior o tamanho da imagem, maior será o tempo de carregamento. Isso significa que é importante reduzir o tamanho para que elas carreguem rapidamente.

Há várias maneiras de reduzir o tamanho das imagens. A mais prática delas é utilizar um serviço online como o TinyPNG. Outra opção é utilizar um software como o Adobe Photoshop ou o GIMP, caso as imagens sejam criadas por você mesmo.

Outra questão relacionada as imagens é o formato. Evite utilizar imagens no formato PNG, pois normalmente são mais pesadas. Opte pela imagens em JPEG ou utilize um formato de imagens mais avançado com o WebP.

Configure o Cache

O cache é recurso que armazena os arquivos do seu site para que eles possam ser carregados mais rapidamente no futuro. A utilização do cache podem melhorar a velocidade de carregamento do seu site.

Camadas De Cache Do Website | Pagespeed Insights
Camadas de Cache de um Site

O cache pode ser trabalhado em diversas camadas, desde o servidor até o navegador do usuário. A forma que podemos garantir mais eficácia e velocidade é utilizando o Cache de Página. Essa prática visa oferecer uma versão “pré-carregada” da página para o usuário no momento em que é realizada a solicitação. Essa prática costuma acelerar o carregamento em pelo menos 50% dependendo do conteúdo da página.

Conclusão

Baseado nestes indagações e também da minha experiência chego a conclusão que a resposta para esse questionamento é: Depende.

Se você for um profissional, como eu, que oferece serviços de otimização de performance para sites, o tempo de carregamento e a experiência do usuário são sempre fatores determinantes.

Caso você seja o dono de um negócio digital se concentre nos resultados. Uma página deve carregar em pelo menos dois segundos para que não comece a gerar problemas com os visitantes. Então se sua página cumpre essa premissa, se concentre em melhorar os seus processos. Depois quando sobrar um tempo você se preocupa com a nota verdinha no PageSpeed Insights.

A diferença entre uma nota 80 e 100 pode ser muito pequena em termos técnicos e talvez não seja uma alteração de tamanha relevância.

Se ainda assim você quer atingir essa nota e não consegue, faça contato comigo e solicite uma avaliação gratuita de performance.

Um abraço!

Imagem de Capa por Chris Liverani

Este artigo te ajudou? Faça uma avaliação usando as Estrelas
Fellipe Soares

Fellipe Soares

Bacharel em Sistemas da Informação, trabalha há mais de 10 anos com WordPress na criação de soluções para empresas e profissionais liberais.

Inscreva-se para receber novidades

Tenha em primeira mão conteúdos especiais sobre WordPress

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Saiba mais sobre

Receba mais notícias como essa sobre Performance através da nossa Newsletter

Notícias sobre Segurança, Marketing, Performance e Negócios sempre relacionadas ao WordPress todas as segundas-feiras, para você começar bem a semana.