Blog da Amicatek

Ano no rodapé do site usando Elementor

Neste artigo vou te ensinar a fazer a exibição do ano no rodapé do site atualizar de forma automática usando o Elementor.

Todo artista quando finaliza uma obra de arte costuma fazer deixar a sua assinatura para que as pessoas vejam que é uma obra de sua autoria. Não é diferente com os websites, que costumam levar a marca ou assinatura de seus desenvolvedores no rodapé (quando o cliente autoriza, é claro).

Uma das caractéristicas marcantes dos rodapés dos sites são: Texto com ano, nome do site e informação sobre os direitos reservados à esquerda e o nome do webdesigner ou sua marca à direita.

Um problema que normalmente ocorre é que, ao deixar o ano de forma estática, por exemplo, informando “2021” no texto, quando estivermos em 2022 o site continuará exibindo o conteúdo do texto como “2021”. Pode parecer bobagem, mas isso passa a sensação de que o site não está sendo atualizado ou foi abandonado. O contrário também é verdade: O ano atualizado também dá a sensação que o site “está vivo”.

Existem diversas maneiras de se fazer isso usando PHP de forma bem simples, mas vou ensinar a fazer este procedimento com o Elementor, que é um Page Builder bastante usado atualmente pelos webdesigners.

Primeiro passo: Vá até a página que contém a informação de rodapé do site (pode ser a página ou o modelo, caso esteja usando o Theme Builder ou o plugin Header and Footer for Elementor.

Depois procure pelo elemento TEXTO e arraste-o até o local onde deverá ser exibido o conteúdo com o ano.

Elementor Ano Rodapé
Seleção do elemento de Texto no Elementor

No Elementor PRO, selecionando o elemento TEXTO você pode verificar um botão chamado “Tags Dinâmicas”:

Elementor Ano Rodape Tagdinamica | Ano No Rodapé Do Site
Opção Tags Dinâmicas no Elemento de Texto

Nesta opção você seleciona “Data e hora atuais”. Assim nós iremos sempre utilizar a data e hora do servidor neste conteúdo dinâmico. Depois você precisa formatar este conteúdo para que seja exibido apenas a data, selecionando “Personalizar” e informando “Y”:

Agora, clicando em “Avançado”, você poderá definir um conteúdo que será exibido antes e depois do ano. Normalmente, usa-se o símbolo de Copyright mais a informação de “Todos os direitos reservados”.

Elementor Ano Rodape Tagdinamica Avancado | Ano No Rodapé Do Site
Usando o recurso Avançado para definir conteúdo “antes” e “depois” do ano dinâmico

Pronto, agora no seu site com Elementor sempre será exibido o ano atual na seção de rodapé. Qualquer dúvida pode utilizar a seção de comentários do site.

Este artigo te ajudou? Faça uma avaliação usando as Estrelas
Fellipe Soares

Fellipe Soares

Bacharel em Sistemas da Informação, trabalha há mais de 10 anos com WordPress na criação de soluções para empresas e profissionais liberais.

Inscreva-se para receber novidades

Tenha em primeira mão conteúdos especiais sobre WordPress

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Saiba mais sobre