Blog da Amicatek

Como verificar a versão do PHP no WordPress (3 formas)

O PHP é a linguagem de script usada pelo WordPress, e seu site não tem como funcionar sem ele. No entanto, o PHP não é estático e precisa de atualizações frequentes para melhorar sua funcionalidade. Você precisará acompanhar esses novos lançamentos, mas antes, precisa conhecer sua versão atual do PHP.

Anúncios

Felizmente, verificar isso no WordPress é bastante simples. Você pode usar a ferramenta Site Health, acessar o painel de controle do seu provedor de hospedagem ou fazer upload de um arquivo PHP para visualizar a versão do software.

Neste guia, vou explicar o que é PHP e por que executar a versão mais recente é essencial para o desempenho do seu site. Em seguida, vamos ver três métodos fáceis para verificar sua versão do PHP no WordPress. Vamos começar!

O que é o PHP (e por que usar a versão mais recente é importante)

PHP é a linguagem de script e programação do lado do servidor que alimenta seu site WordPress. Ele acessa informações do seu banco de dados e as veicula aos visitantes como páginas HTML que consomem seu conteúdo. E óbvio, seu site não funcionará sem ele.

No entanto, o PHP está mudando constantemente. Há atualizações frequentes que incluem patches de segurança, correções de bugs e melhorias no desempenho do site.

Se o seu site estiver executando uma versão desatualizada do PHP, isso poderá afetar negativamente seu desempenho. Também pode deixá-lo vulnerável a violações de segurança ou causar erros ocasionais de bugs. Portanto, é do seu interesse manter sua versão do PHP o mais atualizada possível.

Antes de poder atualizar seu PHP, no entanto, você precisa saber se isso é realmente necessário. Para isso, você precisa verificar sua versão do PHP primeiro. Existem algumas maneiras de fazer isso.

Anúncios

Como verificar a versão do PHP no WordPress (3 métodos)

Antes de verificar sua versão do PHP, você provavelmente desejará saber qual é a atualização mais recente. Recomendo consultar as versões mais recentes do PHP para que você tenha um ponto de referência válido.

Você pode então usar alguns métodos diferentes para verificar sua versão do PHP no WordPress. Vamos dar uma olhada em cada opção!

1. Use a ferramenta Health Check em seu painel do WordPress

Seu painel do WordPress permite que você administre quase todos os aspectos do seu site. Além disso, você pode verificar sua versão do PHP diretamente da sua área de administração. Este também é um dos métodos mais fáceis, o que o torna ideal para iniciantes no WordPress.

Para começar, navegue até Ferramentas > Diagnóstico em seu painel do WordPress. Agora você deve ver um relatório resumido de todos os problemas relacionados ao status e ao desempenho do seu site:

Como Verificar A Versão Do Wordpress

Se você rolar para baixo, o relatório vai te informar se você está executando uma versão desatualizada do PHP e solicitar que você a atualize:

Como Verificar A Versão Do Wordpress

Você pode não ver esta mensagem se seu PHP estiver atualizado. Nesse caso, você pode verificar a versão indo para Informação e abrindo o menu suspenso na seção Servidor:

Image 3 | Como Verificar A Versão Do Php No Wordpress

É bem fácil! No entanto, em alguns casos – devido a problemas no site – você pode não conseguir acessar seu painel do WordPress. Felizmente, se for esse o caso, você pode tentar dois outros métodos que não exigem acesso à sua área de administração

Anúncios

2. Acesse o Painel de Controle da Hospedagem

Por qualquer motivo, se você não conseguir acessar o painel do WordPress, não poderá usar o método anterior. No entanto, o painel de controle do seu provedor de hospedagem na web pode fornecer uma alternativa. Este processo também é relativamente simples.

É importante observar que as etapas a seguir serão ligeiramente diferentes dependendo do seu host específico.

Se o seu host usa cPanel, você deve procurar um caminho como Software > MultiPHP Editor. Também pode ser Selecionar Versão do PHP:

Image 4 | Como Verificar A Versão Do Php No Wordpress

Clique no ícone que você encontrar e agora você deve ver a versão PHP do seu site:

Image 5 | Como Verificar A Versão Do Php No Wordpress

Nesta tela, você também pode ter a opção de atualizar seu PHP para uma versão mais recente. Basta clicar no menu suspenso e escolher a versão mais recente da lista.

Anúncios

3. Use um arquivo PHP

Existe um outro método que você pode usar para rastrear sua versão do PHP no WordPress. Esta opção é um pouco mais técnica e, portanto, um pouco mais desafiadora do que as outras. Para usar essa, recomendamos apenas se você não conseguir acessar seu painel do WordPress ou encontrar seus detalhes no painel de controle do seu host.

Primeiro, você precisará se conectar ao seu site via File Transfer Protocol (FTP). Se você nunca usou essa ferramenta antes, recomendo começar com um programa confiável como o FileZilla. É totalmente gratuito e fácil de usar:

Filezilla | Como Verificar A Versão Do Php No Wordpress

Em seguida, você precisará criar um arquivo PHP. Você pode fazer isso criando um arquivo no Bloco de Notas ou em um editor de texto semelhante e nomear ele para “phpversion.php”. Em seguida, cole o seguinte código e salve o arquivo:

<?php phpinfo(); ?>

Em seguida, faça o upload do seu novo arquivo PHP para o diretório raiz do seu site WordPress usando FTP. Por fim, insira a URL “nomedoseusite.com.br/phpversion.php” em seu navegador e pressione a barra de espaço. Observe que você precisará adicionar o nome de domínio do seu site em vez do espaço reservado.

Agora você deve ver um relatório com vários pontos de dados sobre seu site, incluindo sua versão do PHP:

Php Version Info | Como Verificar A Versão Do Php No Wordpress

É simples! Agora, é necessário excluir o arquivo que você acabou de criar. Caso contrário, qualquer pessoa pode visualizar as informações detalhadas que ele contém sobre seu site, simplesmente digitando o mesmo URL em seu navegador.

Anúncios

Conclusão

PHP é o núcleo de qualquer site WordPress. Ele vem embutido, mas requer um pouco de manutenção. Além disso, usar a versão mais recente pode melhorar o desempenho e a segurança do seu site. Portanto, você provavelmente precisa saber se seu site está executando a versão mais recente do PHP e se você precisa atualizar.

Para recapitular, você pode verificar sua versão do PHP no WordPress usando qualquer um dos seguintes métodos:

  1. Use a ferramenta Health Check (Diagnóstico) em seu painel do WordPress.
  2. Acesse o painel de controle do seu provedor de hospedagem.
  3. Carregue um arquivo PHP para o seu site via FTP.

Se você tem alguma dúvida sobre como verificar sua versão do PHP no WordPress é só entrar em contato aqui na seção de comentários do site!

Imagem de Capa por Ben Griffiths.

Este artigo te ajudou? Faça uma avaliação usando as Estrelas
Fellipe Soares

Fellipe Soares

Bacharel em Sistemas da Informação, trabalha há mais de 10 anos com WordPress na criação de soluções para empresas e profissionais liberais.

Inscreva-se para receber novidades

Tenha em primeira mão conteúdos especiais sobre WordPress

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Saiba mais sobre

Receba mais notícias como essa sobre Tutoriais através da nossa Newsletter

Notícias sobre Segurança, Marketing, Performance e Negócios sempre relacionadas ao WordPress todas as segundas-feiras, para você começar bem a semana.