Blog da Amicatek

WordPress não envia email

wordpress não envia email

Uma das perguntas mais realizadas no grupo “WordPress Brasil” do Telegram é essa: “Por que meu site WordPress não envia email”? Alguns usuários iniciantes no WordPress podem ter essa dúvida por desconhecerem o funcionamento de como um email é enviado “nos bastidores”.

Neste artigo vamos apresentar causas e soluções para este problema muito comum no WordPress.

Em primeiro lugar, é necessário que você entenda como funciona este processo de enviar e-mails, afinal de contas, não é realizado magicamente através de um gênio da lâmpada. Tudo funciona, na maioria das vezes, através de um protocolo chamado SMTP.

O que é SMTP?

SMTP é o acrônimo para Simple Mail Transfer Protocol. É o protocolo usado para enviar e receber emails. Todo email é enviado usando SMTP. Quando um email é recebido, ele é enviado para um servidor SMTP local, onde é armazenado e pode ser lidos por um cliente de email.

O WordPress tem um excelente plugin que facilita o processo de configuração deste protocolo para que o seu site possa enviar e-mails: É o WP Mail SMTP.

A configuração é muito simples. O mais recomendado é que você utilize o próprio serviço de SMTP da sua hospedagem (a maioria das boas empresas, como a Nuvem Hospedagem, fornecem um SMTP totalmente exclusivo para os clientes). No entanto, caso esteja utilizando uma VPS, pode ser um pouco mais difícil configurar os serviços de email. Para esta necessidade você pode configurar um servidor de SMTP externo, como Sendinblue, Gmail (G Suite), Sendgrid, etc.

Instalando o plugin WP Mail SMTP no WordPress

Seja qual for o serviço SMTP escolhido, você precisará ter o plugin WP Mail SMTP instalado em seu site. Isso permite que você mude o WordPress de usar a função PHP mail() integrada para usar seu serviço SMTP.

Tutorial de Instalação do plugin WP Mail SMTP no WordPress

Tempo total 15 minutos

  1. Primeiro, instale e ative o plugin WP Mail SMTP.

    Wordpress Não Envia Email

    Em seguida, clique em WP Mail SMTP no painel do WordPress para definir as configurações do plugin.

  2. Informe nome e E-mail

    Image 3 | Wordpress Não Envia Email

    Você precisará informar o nome e o endereço de e-mail comercial de onde deseja que os e-mails sejam enviados. Certifique-se de usar o mesmo endereço de e-mail que você utilizará para realizar a configuração do SMTP.

    Você pode optar por forçar os e-mails ao invés de usar o nome e endereço de e-mail, mesmo que outros plugins (como WPForms) tenham configurações diferentes. O WP Mail SMTP substituirá as configurações dos outros plugins.

  3. Configure o serviço de SMTP

    Image 5 | Wordpress Não Envia Email

    Depois, você precisa escolher um serviço de e-mail SMTP para o seu site.

    Para este tutorial, vamos configurar o SMTP usando o serviço de terceiros da Sendinblue. Se você preferir usar o Gmail ou o Office365, também temos instruções sobre isso mais adiante neste artigo.

    Você deverá selecionar a opção “Sendinblue”.

  4. Criando uma conta na Sendinblue

    Senders Ip | Wordpress Não Envia Email

    Primeiramente, você precisa criar uma conta gratuita na Sendinblue. Não é necessário nenhum tipo de pagamento no processo. Uma conta gratuita permite o envio de 300 e-mails por dia, o que é suficiente para um site institucional.

  5. Verifique seu domínio na Sendinblue

    Add New Domain | Wordpress Não Envia Email

    A próxima coisa que você precisa fazer é verificar seu domínio na Sendinblue. Dessa forma, você poderá assinar eletronicamente e-mails com seu nome de domínio (altamente recomendado, aliás). Em termos de e-mail, nos referimos a isso como a assinatura DKIM.

    DKIM (DomainKeys Identified Mail) é um protocolo de segurança de e-mail que prova aos ISPs que você é um remetente confiável. Autenticar seu domínio de nível superior com a Sendinblue ajudará a evitar que os e-mails cheguem à pasta de SPAM.

    Abra o menu de configurações no canto superior direito e selecione ‘Remetentes e IPs’.

    Vá para ‘Domínios’ e clique em ‘Adicionar um novo domínio’.

    Um pop-up aparecerá. Digite seu nome de domínio no formato exampledomain.com sem https:// ou www.

    Marque a caixa ‘Gostaria de usar este nome de domínio para assinar meus e-mails’ e clique em ‘Salvar’.

    Uma vez salvo, uma nova janela aparecerá com vários arquivos TXT. Eles precisam ser adicionados aos registros DNS no cPanel da sua conta de hospedagem na web.

    Em uma janela separada do navegador, faça login em sua conta de hospedagem e encontre onde adicionar registros TXT. (Esse processo varia entre os provedores de hospedagem).

    Depois de fazer o upload dos registros TXT para o DNS, volte para Sendinblue e verifique se eles foram configurados clicando em ‘Registro adicionado’. Por favor, verifique.

    Um registro TXT verificado exibirá o texto ‘Configurado’ em verde. (Se nada acontecer, não se preocupe. As alterações de DNS podem levar de 24 a 48 horas para serem totalmente propagadas. Você precisará verificar novamente mais tarde).

  6. Adicionando um novo “Remetente”

    Sender Dashboard 1 | Wordpress Não Envia Email

    A próxima etapa na personalização de sua assinatura de e-mail é adicionar suas informações de remetente. Isso se refere ao nome do remetente e do e-mail que seus destinatários de e-mail poderão ver.

    Não pule esta etapa – o nome do remetente desempenha um papel importante na abertura ou não do seu e-mail.

    Deve ser algo que seja facilmente reconhecido na caixa de entrada (para dicas, não deixe de conferir nosso artigo sobre práticas recomendadas de nome de remetente).

    Na seção ‘Remetentes e IPs’ mais uma vez, selecione ‘Remetentes’.

    Aqui você verá o endereço de e-mail usado para criar sua conta Sendinblue. Isso não pode ser excluído, mas você pode, é claro, adicionar vários endereços personalizados associados ao seu domínio.

    Selecione ‘Adicionar um novo remetente’.

    Insira o nome do remetente e o e-mail do remetente e clique em ‘Salvar’.

    Será enviado um e-mail de verificação para o endereço que você especificou.

    E com isso, sua assinatura DKIM estará totalmente configurada para obter melhores resultados.

    Agora voltamos para o WordPress para terminar de configurar o plugin WP Mail SMTP.

  7. Informe a API e o Domínio

    Enter Api Key | Wordpress Não Envia Email

    Você será solicitado a inserir uma chave de API e um domínio de envio (ou seja, o domínio que você acabou de autenticar na Sendinblue).

    Para pegar sua chave de API, volte para o painel Sendinblue e vá para SMTP e API.

    Copie e cole a chave API nas configurações de SMTP do WP Mail e clique em ‘Salvar configurações’.

  8. Faça um teste de envio de Email

    Image 6 | Wordpress Não Envia Email

    Depois de realizar a configuração, é importante fazer um teste para saber se está tudo certo com o processo de envio de e-mails.

    Para isso, selecione a aba “E-mail de teste” e digite um e-mail que você tenha acesso. Deixe marcada a opção de envio HTML porque é a forma padrão de como os emails são enviados pelo plugin.

    Durante o teste o WP Mail SMTP informará se o teste de envio de e-mail foi realizado com sucesso ou se ainda existe alguma ação a ser feita para corrigir o processo.

Tools:

  • WordPress
  • Plugin WP Mail SMTP (pode ser baixado na hora)

Este artigo te ajudou? Faça uma avaliação usando as Estrelas
Fellipe Soares

Fellipe Soares

Bacharel em Sistemas da Informação, trabalha há mais de 10 anos com WordPress na criação de soluções para empresas e profissionais liberais.

Inscreva-se para receber novidades

Tenha em primeira mão conteúdos especiais sobre WordPress

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Saiba mais sobre

Receba mais notícias como essa sobre Tutoriais através da nossa Newsletter

Notícias sobre Segurança, Marketing, Performance e Negócios sempre relacionadas ao WordPress todas as segundas-feiras, para você começar bem a semana.